8.13.2011

"O verdadeiro Conto do Vigário"

Imagem Divulgação DVD "O Conto do Vigário"

Quem já não ouviu falar ou foi vitima deste tão famoso golpe? O golpe é baseado em oferecer altas recompensas por pouco esforço.

Há várias versões para origem deste termo, pesquisei na internet, livros e vi alguns depoimentos em programas de Tv. Vou citar nesta postagem duas versões.

A primeira versão e mais conhecida, é defendida pela pesquisadora Denise Lotufo, que seria uma disputa entre dois vigários no século XVIII.

Tudo começou com a disputa entre os vigários das paróquias de Pilar e da Conceição pela mesma imagem de Nossa Senhora. Um dos vigários teria proposto que amarrassem a santa num burro que estava solto na rua. Pelo plano, o animal seria solto entre as duas igrejas. A paróquia que o burro tomasse a direção ficaria com a imagem. O animal foi para a igreja de Pilar, que acabou ganhando a disputa. Mais tarde teria sido descoberto que, o burro era do vigário dessa igreja.

Segunda Versão:

Segundo a série literária Contos e Lendas de Portugal, da pesquisadora Natércia Rocha, um golpe aplicado no século XIX teria dado origem ao famoso termo.

Alguns malandros chegavam em cidades desconhecidas e se apresentavam como emissários do vigário. Eles afirmavam que tinham uma grande quantia em dinheiro dentro de uma mala que carregavam, diziam que essa mala estaria muito pesada e que precisariam guardá-la para poderem seguir com sua viagem. Mas, como garantia, solicitavam aos moradores de cada cidade visitada uma quantia em dinheiro para viajarem tranquilos. Depois disso sumiam do mapa. Após uma longa espera pelos supostos emissários, os moradores resolviam enfim abrirem as malas, daí descobriam o golpe, nessas malas não tinha nada de valor e assim a fama do vigário se espalhou.

Tem outra versão? entre em contato.

2 comentários:

  1. boa reportagem, eu sempre tive curiosidade de saber sobre isso, coloca mais dessas espressoes ai populares.

    ResponderExcluir
  2. adoreei, yuri coloca alguns golpes ai mais aplicados por eles, beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!

Top Five - Postagens + populares